Home
Quem somos
O que é eHealth?
Artigos Pessoais
Outros Artigos
Visão Internacional
Visão Nacional
Tendências
Community Health
TeleHealth
mHealth
PHR
Estudos de Caso
DICOEMS
INFOMED - Cuba
Health-e-Child (HeC)
Immunogrid
DESSOS
TeleManagement
e-Card Austria
PARINTINS
MedicalORDER
DISPEC
Apoteket
TACIT
Telepharmacies
Contato
Livro de visitas/Fórum



Cenário:
 
Nasce uma criança em uma família na qual houve uma ocorrência de cardiomiopatia dilatada idiopática (DCM - Dilated Cardio-myopathy).
O prontuário médico desta criança está integrado de forma coesa e é compartilhado através em diferentes clínicas. Um algoritmo inteligente de classificação combina os modelos generativos e discriminatórios de forma ideal e confirma um risco aumentado de DCM.

Dados de imagem mostram um aumento do ventrículo esquerdo. Um sistema inteligente de recuperação de dados examina casos semelhantes e ajuda o médico.

É sugerido um plano de prevenção e um tratamento especialmente adaptado para o perfil genômico e proteômico da criança, e de seus presentes sintomas.

O projeto Health-e-Child vêm preencher a lacuna entre a prática atual e as necessidades da moderna disponibilização de pesquisa médicas. O projeto visa desenvolver uma plataforma de saúde pediátrica européia, oferecendo uma perfeita integração de fontes de informação biomédicas tradicionais e emergentes. 

Objetivos do projeto

Existe uma grande demanda para a integração e exploração de informações biomédicas heterogêneas, de forma a melhorar as práticas clinicas, a pesquisa médica e o atendimento personalizado.

O foco do projeto Health-e-Child está na prevenção individualizada de doenças, de testes, de diagnósticos precoces, de terapias e do acompanhamento das doenças cardíacas, inflamatórias e de tumores cerebrais pediátricos.

O projeto objetiva construir uma rede européia com grandes centros clínicos, que possa compartilhar e analisar em conjunto os dados biomédicos. O Health-e-Child propõe também a validação de  sistemas clínicos e a difusão da excelência médica na Europa, criando novas tecnologias, novos fluxos de trabalho clínico e novas normas médicas.


Os objetivos do projeto Health-e-Child são:

·       Obter uma visão compreensiva da saúde da criança, integrando verticalmente dados, informações e conhecimento biomédicos.

·       Desenvolver uma plataforma de informações biomédicas, apoiada por técnicas sofisticadas e robustas de busca, otimização e combinação de informações heterogêneas, através de uma rede.

·       Construir a plataforma do Health-e-Child de modo a: (1) Integrar os vários níveis de informações disponíveis de doenças; (2) Prover sistemas de suporte a decisões biomédicas, orientados por informações que ofereçam práticas clínicas inovadoras e um atendimento a saúde das crianças personalizado; (3) Prover a combinação de informações em um Data Mining (garimpagem ou mineração de dados) de grande escala, com várias modelos de mineração e com formato longitudinal de informações.


Descrição do Projeto

Assim como acontece em outras atividades na atual sociedade, a prática médica, assim como a pesquisa, depende intimamente da tecnologia de informação. Do sequenciamento do DNA, passando pelos testes de laboratório e chegando as análises epidemiológicas, médicos clínicos e pesquisadores produzem e buscam informações em sua rotina diária de tomada de decisões.

A tecnologia muito tem contribuido para aprimorar a qualidade dos resultados dessas atividades, possibilitando melhor atendimento médico e pesquisas biomédicas mais avançadas. Não obstante, o quadro atual ainda é bastante restrito no que se refere ao tipo de informação disponível aos clínicos.

Nenhum dos atuais objetivos de longo prazo da área pediátrica (atendimento médico personalizado, equipes médicas distribuídas, pesquisa biomédica multidisciplinar, etc.) pode ser alcançado com o uso da presente tecnologia. O projeto Health-e-Child objetiva suprir essa carência tecnológica.

A expectativa é que o sistema Health-e-Child se torne um repositório universal de conhecimento biomédico e um meio de comunicação através do qual todos os clínicos poderão acessar, analisar, avaliar, aprimorar e trocar informações biomédicas em todas as suas formas. Será uma ferramenta indispensável em sua prática clínica, na sua tomada de decisão e na pesquisa diária. Estará disponível a qualquer momento e a partir de qualquer lugar (Web). Oferecerá um ambiente de exploração e interação de fácil uso, multi-modal e extremamente eficiente.

 
Resultados e Impactos Esperados

As atividades e os resultados do Health-e-Child terão grande impacto nos seguintes vetores:

Estratégia: Melhorando o nível e a qualidade dos serviços médicos oferecidos na Europa, possibilitando um grande avanço na pesquisa médica. Da mesma forma, deve  melhor a competitividade na prestação de serviços médicos, e facilitar a adoção de novas políticas por parte dos Estados membros da EU.

Tecnologia: Apresentando uma tecnologia médica baseada em informações e na integração das áreas normalmente separadas. O projeto prove estrutura para a integração vertical de informações, para um novo estágio no modelo de consultas médicas, para o desenvolvimento de sub-redes de dados, para uma nova modelagem de doenças, para o incremento das práticas inovadores de utilização de imagens médicas, para a descoberta de novos conhecimentos e para a melhoria do suporte as decisões clínicas.

Sociedade e Economia: Melhorando a taxa de sucesso na resolução de casos médicos mais difíceis, salvando, assim, a vida de crianças. Além disso, essa melhoria na tomada de decisões médicas resultará em menores custos e/ou tratamentos mais breves e objetivos.

 

Top