Home
Quem somos
O que é eHealth?
Artigos Pessoais
Outros Artigos
Visão Internacional
Visão Nacional
Tendências
Community Health
TeleHealth
mHealth
PHR
Estudos de Caso
DICOEMS
INFOMED - Cuba
Health-e-Child (HeC)
Immunogrid
DESSOS
TeleManagement
e-Card Austria
PARINTINS
MedicalORDER
DISPEC
Apoteket
TACIT
Telepharmacies
Contato
Livro de visitas/Fórum



Na cena de um acidente ou de uma 
emergência, os serviços DICOEMS são fornecidos aos profissionais de
atendimento através de uma estação de trabalho portátil que serve como laboratório para medição de sinais vitais, para a realização de exames médicos em campo e para o registro e envio de eventuais vídeos do vento.  
                                                                                                      
Os dados clínicos são capturados e armazenados em formulários específicos, denominados Registros de Episódio de Emergência, os quais automaticamente atualizam o prontuário eletrônico do paciente disponível  no hospital de destino, ou distribuído no processo de tratamento pessoal.

O projeto DICOEMS contribui significa-tivamente para a redução dos riscos na tomada rápida de decisões, através de um ambiente colaborativo de diagnóstico voltado a situações de relevância médica.

O DICOEMS é um sistema portátil para apoiar à gestão de emergências médicas. Suporta os profissionais de atendimento local através de uma rede de especialistas, que oferece uma melhor e mais eficaz atenção as decisões emergenciais.

Objetivos do projeto


A necessidade da administração remota de emergências médicas decorre de várias situações. O DICOEMS centra seus esforços em acidentes e desastres naturais.
Em condições de tal urgência e pressão, o profissional de atendimento (médicos, enfermeiras, paramédicos, etc.) precisa de um utilitário fácil de usar para:

·       Obter on-line dados médicos críticos (tais como sinais vitais) para avaliar a condição médica do paciente;
·       Oferecer os primeiros socorros necessários com mais efetividade;
·       Comunicar os resultados e a condição do paciente a uma rede de especialistas em saúde – não importa onde estejam localizados – permitindo uma cooperação intima a colaborativa na administração da emergência;
·       Oferecer as informações relacionadas à localização geográfica da emergência.

Descrição do projeto

O DICOEMS permite que os profissionais de atendimento solicitem informações precisas, em tempo real, recebendo uma valiosa orientação no momento do incidente. Através dele os especialistas em saúde recebem uma valiosa “cesta” de ferramentas que permite a eles uma rápida participação no atendimento das emergências, contribuindo para uma significativa redução dos riscos e dos custos do atendimento emergencial. O ambiente de colaboração DICOEMS tem bases científicas lastreadas por sólidas sinergias entre a computação em rede, a tecnologia XML e os serviços Web.
No tocante à rede de colaboração, o projeto lida com:

·       O planejamento e o desenvolvimento de uma metodologia eficaz para a condução e para a gestão de solicitações colaborativas entre os participantes da rede.
·       A hospedagem de uma massa de dados que suporta as sessões de colaboração entre os pares envolvidos, com foco no atendimento compartilhado.
·       A disponibilização de serviços interativos multimídia síncronos ou assíncronos através de sessões colaborativas.
·       A escolha dos mais adequados especialistas de saúde disponíveis, dependendo da natureza do incidente, com base em seu perfil profissional e em sua especialização, assim como outros aspectos, tais como proximidade, plantão e compatibilidade.
·       O desenho e a integração das funcionalidades de equipamentos GPS, de forma a enriquecer a colaboração com as coordenadas geográficas precisas da localização do incidente e da proximidade dos recursos de suporte médico.
·       A disponibilização de informações críticas, relacionadas, por exemplo, com a localização de recursos sangüíneos compatíveis e de medicamentos e equipamentos especializados.
·       O suporte de um ambiente colaborativo baseado em políticas claras, que integra papéis, relacionamentos, privilégios dos usuários, políticas de controle de acesso, coordenação de ações dos usuários, compartilhamento de dados, delegação de responsabilidade e cumprimento de normas de segurança, com foco no perfil dos pares da rede.
·       Implementação de um mecanismo de envio de mensagens de alerta para especialistas de saúde, com base na severidade do incidente médico.
·       A capacidade de comunicação direta com um centro administrativo e operacional para recebimento de instruções (essencial em situações de emergência) relativas a  administração e a coordenação "de cima para baixo" das equipes de profissionais de atendimento distribuídas na zona do desastre.
·       Implementação de uma infra-estrutura segura e dos respectivos processos de gestão, que geram confiança entre os participantes.

Resultados e impactos esperados

Especial atenção será dada ao atendimento das necessidades de todos os usuários envolvidos, assim como as questões de usabilidade e acessibilidade. O DICOEMS centrará suas atividades de pesquisa no desenvolvimento de uma plataforma de colaboração rápida e confiável, utilizando a tecnologia de rede (Grid) e padrões abertos. Haverá um empenho significativo na gestão do conhecimento médico (tal como os protocolos de suporte à vida) que suporte as decisões e que ajude no tratamento de pacientes ou vítimas de emergências.
Espera-se que a iniciativa do DICOEMS ajude no aprimoramento dos softwares de gestão de risco e suporte a decisões em e-Health, que ainda estão em fase embrionária e experimental.
O DICOEMS visa também contribuir para a competitividade industrial e comercial da Europa nas áreas de e-Health aplicado.

 



Top